3º CicloSabemos bem a importância fulcral que tem no desenvolvimento da pessoa a fase da adolescência. Período de transição entre a idade infantil e a fase adulta, corresponde, na estrutura escolar, ao chamado Terceiro Ciclo do Ensino Básico, tempo favorável à preparação para a vida nas suas dimensões social, afectiva, profissional e espiritual.
De facto, a partir dos 12 / 13 anos, a criança percebe conscientemente que o tempo da infância está a ficar para trás e que à porta está a sua emancipação enquanto pessoa responsável, consciente, única e livre, senhora do seu destino. Sabendo que ainda não atingiu a fase adulta, o adolescente sente que está em processo de crescimento rápido, que tende e anseia por chegar a esse momento vital em que toma nas mãos a responsabilidade da sua vida. Por isso, todo o desafio e rebeldia que manifesta face às regras, às normas e à autoridade, ao contrário do que se promove hoje em dia na nossa sociedade, não é a rejeição total destas categorias, mas a procura de um sentido para a nova relação que pretende estabelecer com elas.
É portanto, um tempo muito importante para construir os fundamentos de uma vida com sentido e estruturar e cimentar as características e competências que o capacitem para assumir os deveres e os papéis sociais do adulto, nomeadamente ao nível da afectividade que o orientarão à fundação de uma família, se for essa a sua vocação, e da formação para a entrada no mundo do trabalho que o auto-realize enquanto pessoa e membro da sociedade.
Desafiado a colaborar com os pais nesta etapa às vezes tão difícil e problemática no desenvolvimento das crianças, o Colégio propõe-se abrir a valência de Terceiro Ciclo já no próximo ano lectivo, em instalações próprias que estão neste momento em fase de adaptação. No menu desta página poderão ser recolhidas diversas informações sobre as características, a estruturação e a orientação que daremos ao Terceiro Ciclo do Ensino Básico.
|